SASIG 2017 - Porto

Vai realizar-se a 7ª edição do SASIG - Encontro Nacional de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica – no Porto, de 20 a 22 de novembro de 2017. O encontro é organizado pela Associação OSGeo-PT, com a colaboração da Câmara Municipal do Porto. O SASIG é um espaço de partilha e de convívio, para o desenvolvimento de competências em Sistemas de Informação Geográfica recorrendo a tecnologias open source.

mais informações

Tema

Momento de viragem

A OSGeo-PT leva a cabo o evento SASIG 2017, um evento de partilha de experiências e conhecimento, num momento em que, no mundo e em Portugal, são cada vez mais nítidas as vantagens da utilização das tecnologias de software livre e de código-fonte aberto ("Free and Open Source Software", FOSS) em várias àreas e, em especial no mundo dos Sistemas de Informação Geográfica (FOSS for Geospatial ou FOSS4G). Em cada vez mais áreas técnicas e em cada vez maior número de empresas e entidades públicas, o FOSS4G providencia verdadeiras ferramentas de referência.

Não é possível falar de sistemas abertos e deixar de lado a temática dos dados abertos. As entidades produtoras de dados com abrangência social vão sendo cada vez mais pressionadas para que os meios de partilha oferecidos pelos sistemas de informação modernos sejam amplamente usados para democratizar o acesso aos dados com relevância para o cidadão.

Perante estas transformações, os mundos do licenciamento de software e do acesso à informação são colocado perante sérios desafios e pressões merecedores de profunda discussão.

Oradores convidados

João Paulo Hespanha

João Paulo Hespanha

João Paulo Hespanha possui um doutoramento em Modelação de Sistemas Cadastrais conferido pela Universidade Técnica de Delft (Países-baixos). Anteriormente (em 1992) concluíu um mestrado em Produção de Geoinformação pelo ITC, atualmente a Faculdade de Ciências de Geoinformação e de Observação da Terra da Universidade de Twente (Países-baixos). Desde 1997 é professor adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro. Tem estado envolvido na lecionação, investigação e orientação de projetos na área do Cadastro Predial.

Mais detalhes
Ricardo Lafuente

Ricardo Lafuente

Ricardo Lafuente é uma das vozes mais visíveis no movimento open data em Portugal. É um dos membros fundadores e coordenadores dos encontros Date With Data no Porto desde 2010, dedicados a avançar a agenda civic tech de empoderamento cidadão através da tecnologia. É um dos embaixadores da Open Knowledge International em Portugal, participando na organização do evento global Open Data Day no Porto desde o seu aparecimento em 2010. Profissionalmente, desempenha as funções de designer e arquiteto de dados, integrando a agência de data journalism J++ e o estúdio de design Manufactura Independente.

Mais detalhes
Pedro Venâncio

Pedro Venâncio

Pedro Venâncio é licenciado em Geologia, pós-graduado em Software Livre e mestre em Sistemas de Informação Geográfica. Possui diversas formações nas áreas dos Sistemas de Informação Geográfica, Infraestruturas de Dados Espaciais, Bases de Dados, Deteção Remota, etc. É co-fundador do Grupo de Utilizadores QGIS Portugal, Charter Member da Fundação OSGeo e sócio da OSGeo-PT. Tem contribuído para a adoção de Software Livre nas mais diversas áreas, através da publicação de artigos técnicos, de tutoriais e da organização de workshops nos Encontros de Utilizadores QGIS Portugal, em instituições de Ensino Superior e nos SASIG (ver alguns aqui e aqui. É Técnico Superior na Câmara Municipal de Pinhel,

Mais detalhes
Fernando Pinto

Fernando Russell Pinto

Fernando Rui Russell Cortez Barbosa Pinto é mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Desde 2009 que é quadro da Câmara Municipal do Porto, ocupando atualmente o lugar de Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Aplicações, sendo responsável pela gestão de aplicações e por novos projetos. Ao longo dos últimos anos participou em diversos projetos de modernização administrativa, reengenharia e desmaterialização de processos, detendo vasta experiência e conhecimento nesta área. Na função atual participa na equipe responsável pelo projeto transversal de implementação de uma nova gestão documental, workflow, balcão de atendimento e reengenharia de processos. Participa ainda em equipas de projetos em áreas de informação geográfica e de gestão de dados. Nesta última, participa em projetos de análise, partilha, indexação e distribuição de dados, incluindo dados abertos.

Mais detalhes
Teresa Nobre

Teresa Nobre

Teresa Nobre é advogada, coordenadora jurídica da Creative Commons Portugal, e consultora jurídica da Communia International Association on the Digital Public Domain, em matérias de Direito de Autor.

Tem realizado e coordenado diversos estudos comparativos em Direito de Autor: “Educational Resources Development: Mapping Copyright Exceptions and Limitations in Europe” (Creative Commons, 2014), “Best Case Scenarios for Copyright” (Communia, 2016), “Copyright and Education in Europe: 15 everyday cases in 15 countries” (Communia, 2017). Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2003). LL.M. em Propriedade Intelectual pelo Munich Intelectual Property Law Centre (2009).

Mais detalhes

Programa

Áreas temáticas

  • Licenciamento e modelos de negócio no software livre e Open Source
  • Dados abertos
  • Smart Cities
  • Cadastro
  • QGIS 3
  • Citizen Science
  • INSPIRE
  • Deteção Remota e QGIS

Agenda

Consulte abaixo a agenda preliminar das jornadas e workshops.

Dia 20 de Novembro - Workshops
NOTA:é necessário computador pessoal para os workshops, outros requisitos deverão ser reportados pelos formadores
Sala Unicer - BMAG Sala na FCUP (A) Sala na FCUP (B)
09:00 - 13:00 POSTGIS I    Introdução ao Georchestra Basic PyQGIS development
14:00 - 18:00 POSTGIS Raster    Introdução à GeoNetwork    Deteção remota e processamento digital de imagem com o QGIS e o semi-automatic classification plugin   
Dias 21 e 22 de Novembro - Jornadas - Auditório da Biblioteca Mun. Almeida Garrett
  21 Novembro 22 Novembro
09:00 Receção aos participantes Receção aos participantes
09:30 Sessão de abertura "Momento de viragem"

Orador Convidado - Fernando Pinto - Dados abertos (Município do Porto)

Postgis Raster

MapStore 2: Portais WEB modernos com OL3, Leaflet e React
Orador Convidado - João Paulo Hespanha

Visita guiada pelo GeoServer

Migração de Projetos SIG com a Extensão OWS GeoPackage

Omeletes sem ovos
11:00 pausa
11:15 GeoPortal de Vila Nova de Gaia

Criação de uma Infraestrutura SIG Municipal Open Source

FOSS4G no Município de Ourém

Sinalização Vertical não Luminosa no Município do Porto - Agnosticismo da base de dados
Orador Convidado - Pedro Venâncio - Open Source, Open Data e Citizen Science - Contributos para a Avaliação da Catástrofe de Pedrógão Grande e Góis

Determinação de percursos Casa-Escola e Escola-Casa baseados no pgRouting

Sentinel 2
12:30 Almoço livre
14:00 Orador Convidado - Ricardo Lafuente - A necessidade das licenças livres e o caso dos endereços

Geoprocessamento de áreas de influência com GRASS GIS na Web

Modelos de dados e Simbologia abertos para a elaboração de PMOT

Cálculo do Potencial Solar de Novos Edifícios com base nos Geosmartcity Hub Specialized Services

IDE-OTALEXC - SOS
Anda ver o que perdes por (ainda) não estares a contribuir para o Open Source

Desenvolvimento de um plugin em ambiente SIG open source (QGIS) para obter parâmetros e métricas de copas de árvores, através de imagens adquiridas por VANTs *

Processing Image to Geographical Information Systems (PI2GIS) – a learning tool for QGIS *

Python QGIS

16:00 pausa
16:30 Ciência Cidadã

Metadados: Já!

Dados abertos para a ciência do solo

O Software Aberto para SIG na Direção-Geral do Território
Orador Convidado - Dra Teresa Nobre - Licenciamento de Dados com Creative Commons

RISCO, webmapping em microserviços

MunWater: Gestão do cadastro de água e saneamento em QGIS
18:00 Assembleia Geral da OSGeoPT Sessão de Encerramento
19:30 Jantar das jornadas  
(as apresentações riscadas foram canceladas)
(*) comunicações indisponíveis
Biblioteca Almeida Garrett

Localização do evento

O evento irá decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, em espaços cedidos pela Câmara Municipal do Porto

Visita virtual Localização
Calendário

Datas importantes

Evento Workshops 20 Nov
Sessões plenárias 21 e 22 Nov
Jantar das jornadas 21 Nov
Inscrições

Inscrições

Custos de inscrição em euros

Sessões plenário dias 21 e 22 valor da inscrição (1) 25
Jantar das jornadas   20
(1) - grátis para associados da OSGeo-PT (quota regularizada)

Formulário de inscrição

Inscrições encerradas...!!

Propostas submetidas para apresentação

O evento de 2017,contou com diversas propostas de subsmissão, nas mais diversas áreas, o nosso muito obrigado a todos os oradores.

A lista de workshops está disponível aqui.

Patrocinadores

Com a colaboração de patrocinadores, poderemos tornar o evento ainda mais interessante. Se está interessado em patrocinar este encontro, consulte o kit do patrocinador já disponível aqui:

Guia do patrocinador

A Geocat apoia entidades públicas no processo de criação, manutenção e atualização das suas infraestruturas de dados espaciais. As suas soluções são baseadas em padrões internacionais e software livre maduro. Frequentemente essas soluções incluem o registo de dados espaciais Geonetwork, um projeto iniciado pelo fundador do Geocat, Jeroen Ticheler.

Site do Patrocinador

GEOMASTER LDA
VENHA DESCOBRIR O CAMINHO DO OPEN SOURCE CONNOSCO
E se nunca mais precisasse de comprar software?
Se ainda não descobriu o mundo do open source, venha descobrir esse caminho connosco!

Site do Patrocinador

Organização

Este evento é organizado pela OSGeo-PT e conta com o apoio do Município do Porto

Contacto organização: geral@osgeopt.pt