ORADORES CONVIDADOS

SASIG 2017 | Porto (20 a 22 de Novembro 2017)

João Paulo Hespanha

João Paulo Hespanha

João Paulo Hespanha possui um doutoramento em Modelação de Sistemas Cadastrais conferido pela Universidade Técnica de Delft (Países-baixos). Anteriormente (em 1992) concluíu um mestrado em Produção de Geoinformação pelo ITC, atualmente a Faculdade de Ciências de Geoinformação e de Observação da Terra da Universidade de Twente (Países-baixos). Desde 1997 é professor adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro. Tem estado envolvido na lecionação, investigação e orientação de projetos na área do Cadastro Predial.

Ricardo Lafuente

Ricardo Lafuente

Ricardo Lafuente é uma das vozes mais visíveis no movimento open data em Portugal. É um dos membros fundadores e coordenadores dos encontros Date With Data no Porto desde 2010, dedicados a avançar a agenda civic tech de empoderamento cidadão através da tecnologia. Neste contexto, é também co-autor de várias bibliotecas e ferramentas de software dedicadas à visualização de dados públicos, destacando-se projetos como o Demo.cratica (visualizador de debates parlamentares) ou a Central de Dados (repositório de datasets abertos). Operando em equipa com Ana Isabel Carvalho, foi também responsável pelo hackerspace Hacklaviva no Porto entre 2009 e 2012.

É um dos embaixadores da Open Knowledge International em Portugal, participando na organização do evento global Open Data Day no Porto desde o seu aparecimento em 2010.

Profissionalmente, desempenha as funções de designer e arquiteto de dados, integrando a agência de data journalism J++ e o estúdio de design Manufactura Independente.

Dedica-se a explorar os meios digitais como forma de desenvolver ferramentas, tanto práticas como especulativas, direcionadas a proporcionar novas perspetivas e metodologias sobre o processo de design e criação. A sua prática é orientada por uma abordagem assente nos princípios de software livre e open source.
Página pessoal disponível aqui e também o endereço twitter

Pedro Venâncio

Pedro Venâncio

Pedro Venâncio é licenciado em Geologia, pós-graduado em Software Livre e mestre em Sistemas de Informação Geográfica. Possui diversas formações nas áreas dos Sistemas de Informação Geográfica, Infraestruturas de Dados Espaciais, Bases de Dados, Deteção Remota, Programação, Meteorologia, Riscos Naturais e Proteção Civil.

É co-fundador do Grupo de Utilizadores QGIS Portugal, Charter Member da Fundação OSGeo e sócio da OSGeo-PT.

Tem contribuído para a adoção de Software Livre nas mais diversas áreas, através da publicação de artigos técnicos, de tutoriais e da organização de workshops nos Encontros de Utilizadores QGIS Portugal, em instituições de Ensino Superior e nos SASIG (ver alguns aqui e aqui.

Colabora ativamente com o projeto QGIS.ORG, contribuindo com código para alguns plugins, realizando testes e reportando erros.

É Técnico Superior na Câmara Municipal de Pinhel, responsável pela Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica, autor e administrador do servidor de Informação Geográfica, das bases de dados alfanuméricas e espaciais, dos WebServices e dos portais Web do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Gabinete de Sistemas de Informação Geográfica e do Repositório de Informação Estatística. Ainda nesse âmbito, desenvolveu e mantém cinco aplicações WebSIG temáticas: Proteção Civil, Plano Diretor Municipal, Cemitérios Municipais, Infraestruturas e Instrução de Processos. Colabora com o Serviço Municipal de Proteção Civil e com o Gabinete Técnico Florestal, realizando trabalhos de previsão, avaliação, modelação, planeamento e levantamento de danos.

Tem 12 anos de experiência em SIG e Deteção Remota, 7 dos quais, exclusivamente, com Software Livre.