sobre o evento

SASIG 2017

Porto (20 a 22 de Novembro 2017)

Momento de viragem

A OSGeo-PT leva a cabo o evento SASIG 2017, um evento de partilha de experiências e conhecimento, num momento em que, no mundo e em Portugal, são cada vez mais nítidas as vantagens da utilização das tecnologias de software livre e de código-fonte aberto ("Free and Open Source Software", FOSS) em várias àreas e, em especial no mundo dos Sistemas de Informação Geográfica (FOSS for Geospatial ou FOSS4G). Em cada vez mais áreas técnicas e em cada vez maior número de empresas e entidades públicas, o FOSS4G providencia ferramentas de referência.

Não é possível falar de sistemas abertos e deixar de lado a temática dos dados abertos. As entidades produtoras de dados com abrangência social vão sendo cada vez mais pressionadas para que os meios de partilha oferecidos pelos sistemas de informação modernos sejam amplamente usados para democratizar o acesso aos dados com relevância para o cidadão.

Perante estas transformações, os mundos do licenciamento de software e do acesso à informação são colocado perante sérios desafios e pressões merecedores de profunda discussão.

7ª edição do SASIG

Vai realizar-se a 7ª edição do SASIG - Encontro Nacional de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica – no Porto, de 20 a 22 de novembro de 2017. O encontro é organizado pela Associação OSGeo-PT, com a colaboração da Câmara Municipal do Porto. O SASIG é um espaço de partilha e de convívio, para o desenvolvimento de competências em Sistemas de Informação Geográfica recorrendo a tecnologias open source.

O evento, de 3 dias, começa no dia 20 com workshops temáticas, proporcionando uma formação nas mais atuais tecnologias free & open source lecionadas pelos melhores formadores: aqueles que no seu dia-a-dia trabalham com estas ferramentas e participam no seu desenvolvimento. Quer ser um dos formadores? Está aberta a chamada para a lecionar workshops. Brevemente estarão disponíveis online os formulários para submissão.

Seguem-se dois dias de apresentações, abertas à comunidade. Comece já a tomar notas sobre o que gostaria de por à discussão no SASIG 2017. Brevemente estarão disponíveis os formulários para submissão das comunicações.

As inscrições abrirão brevemente, online. Os preços de inscrição estão disponíveis aqui.
Temos condições físicas para reunir 200 pessoas. Assim que este limite for atingido, fecham as inscrições. Os valores das inscrições incluem os coffee breaks. As refeições são por conta de cada um (havendo muita oferta nas imediações do local).
O encontro conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto, que nos proporciona os espaços na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Com a colaboração de mais patrocinadores, poderemos tornar o evento ainda mais interessante. Se está interessado em patrocinar este encontro, consulte o kit do patrocinador já disponível.